MAOV

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Metodologia de Avaliação de Ofertas Verticalizadas




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O projeto

A pesquisa propõe a elaboração do MAOV (Metodologia de Avaliação de Ofertas Verticalizadas), que será elaborado a partir de um processo de avaliação qualitativa e quantitativa da verticalização dos Institutos Federais, com dados obtidos em entrevistas com atores chave e no levantamente de dados de oferta de cursos. A proposta visa alcançar dois objetivos básicos: i) propor itinerários formativos baseados em uma proposição de ofertas verticalizadas e ii) avaliação comparativa entre os campi da Rede relativamente ao alcance de requisitos que caracterizam uma oferta verticalizada. No cerne desta proposta está a avaliação da capacidade da Rede em cumprir suas caracteristicas e finalidades, especialmente aquela estabelecida pela lei de criação (Lei 11.892/2008) que estabelece que a necessidade de “promover a integração e a verticalização da educação básica a educação profissional e educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão“. Desta maneira, o projeto visa descrever o quanto os Institutos Federais tem orientado a sua oferta formativa para atender aos princípios básicos da verticalização dos cursos. A proposição de indicadores de verticalização deverá ser consolidada mediante levantamento de informações com atores-chave na rede e a comparação entre as unidades tem como finalidade reconhecer traços distintivos da oferta, para posterior análise dos gestores locais quanto a coerência do portfólio de cursos, respeitadas as particularidades de cada região de Minas Gerais.


Equipe

  • Fotografia de Sandro Fernandes Sandro Fernandes

    Pesquisador

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  • Fotografia de Pedro Henrique Damião Pedro Henrique Damião

    Bolsista de IC

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  • Fotografia de Lavínia Beghini Lavínia Beghini

    Bolsista de IC

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  • Fotografia de Rennan Damião Rennan Damião

    Bolsista de IC

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Observatório da EPT


O Observatório da Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais é uma rede de pesquisadores formada com o objetivo de estudar o impacto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) nas regiões de influência das 64 unidades espalhadas pelo Estado de Minas Gerais.


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Principais Resultados